terça-feira, 10 de fevereiro de 2009


TERAPIA ALIMENTAR CHINESA

Visa o tratamento integral do paciente, sem dissociar corpo e mente.

Os conceitos de Yin Yang desenvolvidos pela medicina tradicional chinesa são empregados na área da alimentação e do preparo dos alimentos como base da dietoterapia chinesa. A dietética energética surgiu da escuta dos alimentos. Sabores, naturezas e cores dos alimentos, bem como suas direções a órgãos ou meridianos eram observados na hora da prescrição. Mais do que nutrir, alguns alimentos podem agir não só na prevenção, mas também no tratamento de doenças.

Pela dietética chinesa, dependendo da cor e do sabor, o alimento poderá ter uma função diferenciada. Ao comer alimentos dos cinco grupos de cores (verde, amarelo, vermelho, branco e escuro) e dos cinco sabores (ácido, amargo, doce, picante e salgado) mantém-se as condições para um equilíbrio que afaste o risco que um indivíduo tem de adoecer.

Os alimentos são classificados de acordo com seus efeitos, e a dieta individual é ajustada de acordo com as condições físicas de cada um segundo a avaliação da medicina tradicional chinesa. A tipologia yin yang de cada indivíduo determina o quanto a pessoa será sucetível ao efeito de cada tipo de alimento.

Se um sabor é ingerido na quantidade certa vai alimentar a forma e a função do órgão e consequentemente as emoções relacionadas a cada órgão.

A seguir uma tabela com as classificações e relações estabelecidas por cada órgão energético:

Nenhum comentário:

Postar um comentário